Boa Tarde !     Utilizadores Online: 4      

DISTRITOS
Algarve
Aveiro
Beja
Bragança
Braga
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Guarda
Leiria
Lisboa
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
Açores
Madeira
main
main

OS ENCARGOS DAS ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO

Data adicionada : November 24, 2016 05:00:02 PM
Autor:
Categoria:
 

24 novembro 2016
Num mercado em equilíbrio e amadurecido como setor de retalho da recolha de resíduos, onde existem poucas entradas e saídas e não se verificam grandes modificações nos processos produtivos, a adoção por parte das empresas de uma estratégia de baixo custo, poderá resultar em encargos demasiado elevados, cuja persistência traduzirá fragilidades e demasiada vulnerabilidade face à concorrência.

Ao adotar uma estratégia de liderança pelo custo, toda a cadeia produtiva da empresa será deslocada para produzir com o objetivo de minimizar os custos de produção. Nestas condições, a organização tende a reduzir o investimento, possivelmente diminuir a qualidade do serviço prestado, focando-se então na produção abaixo do preço médio de mercado.

As frequentes alterações legislativas, a evolução das tecnologias, bem como as transformações do sector grossista, poderão conduzir a organização para uma posição de mercado desfavorável. No caso, por exemplo, de se verificar uma inflação dos fatores de produção ou ocorrer uma modificação de nível tecnológico, a estratégia corporativa ficará fragilizada, o que significará investidas externas intensas por parte dos concorrentes.

A estratégia de crescimento baseada na diferenciação, com o enfoque da organização em oferecer um serviço de características inovadoras, diferente dos seus concorrentes, poderá ser a opção que maximizará a vantagem competitiva.

Ao desenvolver a sua capacidade criativa, a organização atrairá para os seus quadros mão-de-obra qualificada, que possibilitará o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços, cujos concorrentes dificilmente conseguirão igualar a curto e médio prazo. É a estratégia que conduzirá à fidelidade e lealdade à marca.

Desenganem-se os gestores que interiorizaram o conceito de conquista de mercado pelo baixo custo, como uma estratégia eficaz de remuneração de capital porque, face à atual dinâmica de mercado, poderá dar origem a perdas financeiras difíceis de superar.

 
main
Avaliações
main
comentários
main