Boa Tarde !     Utilizadores Online: 10      

DISTRITOS
Algarve
Aveiro
Beja
Bragança
Braga
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Guarda
Leiria
Lisboa
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
Açores
Madeira
main
main

Diabetes e Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Data adicionada : November 16, 2016 05:00:05 PM
Autor: Isabel Henriques
Categoria:
 
Isabel Henriques
16 novembro 2016


A propósito da recente comemoração do Dia Mundial da Diabetes, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) não pode deixar de relembrar a importância da diabetes como fator de risco para doença vascular cerebral, sendo o seu controlo fundamental contributo para a diminuição da prevalência de AVC em Portugal.

A diabetes afeta as grandes artérias cerebrais bem como a microcirculação provocando, por si só ou associada a outros fatores de risco, como a hipertensão ou o tabagismo, a deterioração da parede das artérias. Estas alterações na parede arterial favorecem a sua oclusão e consequente impedimento de passagem do sangue, ocorrendo assim os denominados AVC isquémicos.

A prevalência da diabetes tem vindo a aumentar o que tem sido relacionado entre outros fatores com o aumento da obesidade em alguns grupos etários. Apesar das alternativas terapêuticas médicas e cirurgicas hoje existentes, só uma eficaz prevenção primária destas entidades poderá evitar um novo acréscimo na prevalência dos AVC isquémicos nestes doentes.

Juntemos esforços entre as diferentes especialidades e sociedades médicas focadas na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença vascular cerebral para que a sua ocorrência seja cada vez menor.

* Assistente Graduada de Neurologia no Centro Hospitalar de Lisboa Central e membro da SPAVC

 
main
Avaliações
main
comentários
main